Começamos este texto trazendo #verdades: não importa se a sua viagem é de férias ou de longa duração, o seu mochilão pode ser o mesmo! Quê? Como assim? É isso mesmo, e nós vamos te explicar tim-tim por tim-tim o que levar para a viagem sem faltar nada e nem pagar excesso de bagagem. Prepara o bloco de notas e bora arrumar a mala!
Antes de qualquer coisa: qual é o seu tipo de viagem?
Pense nisso antes mesmo de abrir o guarda-roupa, porque é o tipo de viagem que irá ditar a sua mala, principalmente se estiver viajando de férias. Te explico melhor, ó: as roupas que você levaria para o Chile seriam completamente diferentes das peças usadas na Tailândia, certo? Ou seja, o clima é o principal fator na hora de arrumar o mochilão!
E dá pra irmos ainda mais fundo: você pretende participar de alguma atividade específica na viagem? Isto é, acampar, fazer trilhas, esportes radicais… Portanto, dependendo da prática, será preciso levar algum equipamento ou roupa especial, o que pode ocupar um bom espaço no mochilão.
Como escolher o mochilão
A quantidade de coisas que você vai levar varia de acordo com o tamanho da sua mochila, obviamente. Se você pretende ficar pouco tempo fora, um mochilão menor (de 45 litros, por exemplo) pode atender suas necessidades, mas se estender a estadia, uma de 60 litros talvez seja mais confortável (que é o tamanho mochilão da Ju).
Uma coisa que vale ter em mente antes de mais nada o é seu peso e altura. Não dá para comprar uma bagagem enorme se não vai conseguir carregá-la, né? Por isso, a dica é tentar ser o mais minimalista possível para evitar dor nas costas, excesso de peso e pouca disposição. Falamos melhor sobre como escolher o mochilão perfeito neste texto aqui.
Afinal, o que levar para a viagem?
Apesar de ser um assunto bem pessoal (afinal, cada um sabe de suas necessidades), alguns itens são essenciais na sua lista de viagem, independentemente do seu tipo e duração. Então, para facilitar, separamos esta parte em tópicos, assim você pode copiar no seu bloco de notas e ir “ticando” conforme for fazendo a mala.
Ah, e lembrando que essa lista é só uma sugestão, tá? Como funciona muito bem pra gente, talvez se adeque igualmente pra você 🙂 Bora lá?
Roupas
Quem aí também acha essa parte a mais complicada da mala? 🤭 Principalmente se você for mulher, a vontade de levar trocentos looks é grande (e falaremos sobre isso jajá), mas o esquema aqui é a objetividade, levando o que realmente será necessário (suas costas vão agradecer, sério).
Para destinos quentes:
- shorts / bermuda;
- blusinha / camiseta;
- vestido;
- echarpe (curinga para respeitar a etiqueta de vestimenta nos templos asiáticos);
- roupa de banho (biquíni / sunga);
- canga;
- pijama.
Para destinos frios:
- casaco mais grosso;
- blusa de tricô / cardigã;
- blusa de manga comprida;
- luva e cachecol;
- meia-calça;
- roupa térmica;
- pijama quentinho.
Calçados e outras dicas
Sobre os calçados, o Ric costuma levar 1 chinelo + 1 tênis, já a Ju leva 1 chinelo + 2 tênis + 1 sandalinha baixa (como rasteirinha). Se for um destino frio, aí é só substituir a sandália por uma bota! Ah, além disso tudo, não se esqueça das roupas íntimas 😬(calcinha, sutiã, cueca e meias).
E essa vai principalmente para as mulheres: para otimizar seu mochilão e evitar excesso de peso, separe peças que combinem umas com as outras. Ou seja, isso significa levar roupas que você possa brincar com as combinações. Sabia que um simples vestido pode virar uma blusinha se você der um nó na parte de baixo? Solte a imaginação e aproveite ao máximo cada uma de suas peças!
Ah, e sem contar que dá para lavar roupa em qualquer canto do mundo, né? Quando comentamos no início do texto sobre a mala de férias ser a mesma de um ano sabático, nós não estávamos exagerando. E o engraçado é que você vai perceber que mesmo com um mochilão enxuto, tem peças quase intocadas. Aliás, a Ju, por exemplo, trouxe uma blusinha que só foi usada 2 vezes em mais de um ano de viagem 👀
Sabe aquele sentimento de que a gente está sempre com a mesma roupa, mesmo tendo várias opções no armário? Pois bem, isso se aplica fora de casa também!
Higiene pessoal
Vale separar uma necessaire para colocar apenas os itens de higiene pessoal. Como muitos frascos costumam ter mais de 100 ml, eles devem ser despachados dentro do mochilão mesmo. Anota aí os itens essenciais para essa bolsa de viagem:
- sabonete líquido;
- escova e pasta de dente;
- fio dental;
- xampu;
- condicionador;
- desodorante;
- protetor solar;
- absorvente;
- opcionais: hidratante, cortador de unha e tesourinha sem ponta.
O ideal aqui é comprar frascos em tamanhos menores, sabe? O xampu convencional, por exemplo, pode ocupar bastante espaço na sua mala. E uma coisa que vale ter em mente é que, caso algum desses produtos acabe durante a viagem, é só comprar outro em qualquer farmácia ou mercado. Por isso, nem pense em exagerar! 😛
Ah, e uma coisa que a Ju costuma fazer e gosta muito é comprar aqueles frasquinhos vazios para colocar os produtos. Dá para achar on-line, em lojinhas como a Daiso e até mesmo em farmácias. Cada espacinho economizado é uma vitória na vida do mochileiro 😬
Medicamentos
A farmacinha de viagem também merece um compartimento especial – e geralmente vai na mochila despachada. Para viagens de curta duração, por exemplo, leve aqueles remédios básicos que costuma usar no dia a dia, como antigripais e analgésicos.
No nosso caso, por exemplo, que estamos há um bom tempo fora, preparamos uma necessaire mais robusta, seguindo sempre as recomendações da Medicina do Viajante:
- para dor de cabeça;
- dor e febre;
- dor abdominal;
- anti-inflamatório
- relaxante muscular;
- gripe e garganta;
- intestino e digestão;
- antibiótico para diarreia;
- antialérgico;
- enjoo.
Ah! Repelente, band-aid, colírio, antisséptico e termômetro também são bem úteis nesse kit sobrevivência de viagem! Se você faz uso de medicamentos controlados ou tem o costume de tomar algum específico, também coloque-o na lista. Sendo assim, não deixe de levar o pedido médico na bolsa, para evitar qualquer problema no aeroporto.
E vale dizer que é fácil encontrar a maioria dos medicamentos nas farmácias (nada que um Google Tradutor não faça 😉), então não se preocupe em levar grandes quantidades. Enfim, é mais uma precaução mesmo.
Bagagem de mão
A famosa mochila de ataque nada mais é que uma mochila extra — e inseparável — que vai te acompanhar dentro do avião e armazenar principalmente aqueles itens de valor. Além de documentos, dá para levar:
- câmera fotográfica (verifique as dimensões permitidas pela companhia aérea);
- notebook;
- cabos e carregadores;
- caneta (afinal, sempre tem algum formulário para preencher no avião);
- uma muda de roupa (a gente torce que não, mas vai que a mala é extraviada, né?);
- livro (físico ou digital);
- óculos de sol;
- mini-necessaire com escova de dente, fio dental e desodorante (lembre-se que é proibido levar embalagens com mais de 100 ml nessa mala).
A dica principal, acima de tudo, é evitar que a bagagem de mão fique muito cheia, portanto, leve apenas itens essenciais e que não ocupem muito espaço.
E qual a melhor forma de guardar dinheiro e afins?
A gente leva tudo em uma doleira. Se você nunca ouviu falar, é como se fosse uma pochetezinha, bem fina e compacta, para ser usada por dentro da calça. Ela fica bem discreta, principalmente porque não marca na roupa e protege bem os documentos. Cabe passaporte, dinheiro, cartões…
É muito prática e dá para comprar uma doleira pela internet mesmo, em sites como Americanas e Magazine Luiza. Aliás, esse modelo da foto é exatamente o que compramos, pagamos cerca de 17 reais:
O que evitar de levar na viagem?
Esse também é um ponto bastante particular, afinal, o que não é necessário para nós pode ser para você, mas vamos combinar que MUITAS coisas não são tão essenciais assim, vai? Sapatos de salto alto (a não ser que você tenha uma ocasião que faça questão de usar), joias e acessórios caros e roupas muito delicadas (principalmente se você pretende lavar roupa fora) são alguns desses itens que não precisam entrar na sua bolsa de viagem.
No fim, saber o que levar para viagem acaba se tornando cada vez mais fácil com a prática. Entre erros e acertos, você verá que nem é tão difícil assim montar o mochilão para desbravar o mundo! A parte chata, venhamos e convenhamos, é desmontar a mala depois 😂
[…] Saiba Aqui o que Levar na sua Próxima Viagem em uma Mala. […]
[…] Outro ponto que costumamos ressaltar é que não importa se sua viagem é de férias ou de longa duração, sua mochila pode – e deve – ser a mesma. Pode parecer impossível, principalmente para as mulheres 😅, mas é super possível montar uma mala prática e que te atenda perfeitamente na viagem. Falamos melhor sobre isso num post que te ajuda a montar a mochila. […]