O que é nomadismo digital: viajar e trabalhar é possível

A gente nem sabia o que era nomadismo digital quando desembarcamos na Tailândia pra curtir a nossa lua de mel, em 2016. Mas a gente já podia se classificar como nômade digital, nessa época, porque os notebooks vieram junto na bagagem.

Nós éramos freelancers e tínhamos muitos prazos dividindo espaço, no calendário, com as horas livres para viver novas experiências em um país diferente.

E foi nesses primeiros dias de viagem internacional que um rapaz apontou o que era óbvio, pra ele, e um sonho ainda nebuloso pra gente: nós podíamos viajar e trabalhar de qualquer lugar.

Quer dizer: fazer daquele mês de lua de mel/férias, uma rotina.

Desde então, a gente abraçou o rótulo. Não porque ser nômade digital tem algum tipo de prestígio na sua nomenclatura. Foi porque sua essência amenizou a aflição de imaginar o resto das nossas vidas em um só lugar.

No mesmo escritório. No mesmo apê. Esperando os mesmos ônibus, todos os dias.

Por isso, compramos nossas passagens aéreas enquanto ainda entendíamos o que é um nômade digital. E queremos compartilhar com você o que aprendemos e o quanto isso inspirou a gente a transformar nossa viagem pelo mundo em rotina 🙂

O que é nomadismo digital?

Nomadismo digital é, simplesmente, a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar.

Pra muita gente, isso não é novidade. Mesmo antes da internet, pessoas decidiam abandonar o emprego e a casa própria para se aventurar pelo mundo.

A diferença é que a vida de nomadismo digital aproveita algumas qualidades da internet para ser autossuficiente.

Isso significa que você não precisa pedir as contas do atual emprego para substituir a vista do escritório pela paisagem que quiser.

Vimos um exemplo disso durante a pandemia. Mais de 45% das empresas brasileiras aderiram ao home office, em 2020. E grande parte delas adotou — parcial ou completamente — o regime mesmo após o período crítico da crise.

Com isso, ser nômade deixou de ser um sonho distante pra muita gente. E a sensação inquietante de absorver novas experiências e visitar novos lugares virou uma realidade global — a expectativa é de que tenhamos 1 bilhão de nômades digitais até 2035.

nomadismo-digital-camboja-768x1024
Trabalhando num café no Camboja

Quais são os benefícios em ser nômade e ter um trabalho remoto?

Entender o que é nomadismo digital é só uma parte da equação: o trabalho remoto tem particularidades que sacodem a rotina de qualquer um. E estávamos sentindo isso na pele, literalmente.

Quando fomos abordados sobre o que fazíamos da vida, lá na nossa lua de mel, dificilmente conseguiríamos inspirar alguém a se tornar nômade digital.

Afinal de contas, éramos duas pessoas curvadas em almofadas desconfortáveis, com o jetlag evidente nas olheiras e o calor tailandês inclemente sobre a pele.

Pode não ser uma boa visão para convencer alguém a viajar o mundo. Mas pra gente era muito estimulante.

Talvez, fosse a cerveja morna subindo à cabeça. Ou a oportunidade que surgiu com o comentário daquele rapaz. Ou ambos. A real é que nunca enxergamos esses detalhes como problemáticos: a gente estava se adaptando.

E todo processo leva tempo, por mais que a gente já trabalhasse em home office.

Estar em outro fuso horário, num lugar pouco convidativo à produtividade e loucos de vontade para aquela cidade desconhecida foi surreal. Foi também diferente daquilo que nos foi doutrinado ao longo dos anos sobre horário fixo, crachás na catraca e cadeiras (não muito) ergonômicas.

nomadismo-digital-computador-576x1024
nomadismo-digital-notebook-1-768x1024

Quando voltamos da lua de mel, começamos a esboçar um roteiro de viagem com a expectativa de reviver os benefícios do nomadismo digital:

  • flexibilidade para montar e desmontar a rotina;
  • trabalhar de qualquer lugar;
  • construir um estilo de vida adaptável aos nossos interesses;
  • horários de trabalho maleáveis;
  • experiências e aprendizados sobre culturas, hábitos, pessoas e autoconhecimento.

 À primeira vista, também adoramos a ideia de nunca mais sofrer com o fim das férias. Aquilo sempre foi uma ferida que só cicatrizava no ano seguinte, com um novo mês de férias.

Portanto, ser nômade nos permitiu trabalhar para viajar. E tudo o que precisávamos tinha que caber em nossos mochilões.

E os desafios de poder trabalhar de qualquer lugar?

Para nós, foi revigorante pensar que nos sentiríamos em casa estando em qualquer lugar. Mas compreendemos quem diz ter descrença com a vida de nomadismo digital.

Por exemplo: pra muita gente, o pensamento de mudar-se constantemente de endereço pode ser um pesadelo com presas afiadas. Bem como a produtividade é um fator que preocupa as pessoas.

Inclusive, durante a pandemia o home office virou um obstáculo para o brasileiro habituado ao escritório e ao horário fixo.

Sem falar que o nômade digital pode ter dias de solidão e de saudade dos entes queridos. Desconfortos que amenizam com os aplicativos de mensagem instantânea e videochamadas, mas nunca são plenamente saciados.

Além disso, o fuso horário pode ser um empecilho para quem deseja trabalhar de qualquer lugar, mas tem alguns compromissos para cumprir em horários específicos.

nomadismo-digital-ônibus-768x1024
Ric trabalhando dentro de uma van na Tailândia

Nomadismo digital é para todos?

Definitivamente, não. Embora o conceito de nomadismo digital seja todo enfeitado com sinônimos de liberdade, o nômade digital também abre mão de algumas coisas.

Depois que tomamos essa decisão, nossas vidas mudaram por completo. Mas tínhamos ideia do que estávamos abdicando e o que enfrentaríamos à frente. E a verdade é que também estávamos ansiosos para embarcar em todas as incertezas da vida nômade.

Então, se o nomadismo digital é um estilo de vida, pergunte-se se funciona pra você.

Não existe resposta errada. Às vezes, só precisamos fazer as perguntas certas.

Por exemplo: nós insistimos, por anos, em uma rotina corporativa que nada tinha a ver conosco, mas que funciona perfeitamente pra muitas outras pessoas. 

Até que fizeram a pergunta certa pra gente.

E, enquanto escrevemos este texto, nos demos conta de que nunca agradecemos aquele rapaz de passagem tão breve, mas impactante em nossas vidas.

Agora que você sabe o que é nomadismo digital, esperamos que algumas coisas façam mais sentido para o seu planejamento do futuro. E se tiver qualquer tipo de dúvida sobre o assunto, deixe uma pergunta ou comentário aí embaixo pra gente 🙂

You may also like

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *