7 dicas de como comprar passagens aéreas baratas

Comprar passagens aéreas baratas vai muito além do que ficar de olho em voos promocionais: é preciso organização, planejamento e alguns truquezinhos para que você possa viajar sem pesar no bolso.

Truquezinhos? Sim! Vamos compartilhar, agora, 7 truques que funcionam MUITO com a gente!

1. Flexibilidade de datas

Flexibilidade é a palavra-chave para quem quer encontrar passagens aéreas baratas. Provavelmente, você já ouviu dizer que alguns dias e horários são mais caros do que os outros. Não existem dados exatos, mas é fácil imaginar, por exemplo, que fins de semana são mais disputados e voos com longas escalas ou na madruga tendem a ser menos procurados.

Outra dica que vale a pena ficar de olho é com relação ao tempo total da sua viagem (em casos de passagens ida e volta). Muitas vezes, as tarifas aéreas tendem a ser mais em conta para quem fica pelo menos 7 dias no destino. 

E o Skyscanner tem uma ferramenta super legal que ajuda justamente quem tem mais flexibilidade. Olha só: ao invés de colocar a data exata na busca, clique em “mês inteiro” e selecione o mês que deseja viajar. Dessa forma, você visualiza as tarifas do mês todo.

Tela-Skyscanner-comparador-de-preços-1024x876

2. Fuja de feriados ou alta temporada

Nem precisa dizer o quanto as tarifas sobem em datas comemorativas e alta temporada, né? E isso não vale apenas para a passagem aérea, já que os preços em geral tendem a subir — e muito — nesses períodos (alimentação e hospedagem, por exemplo). 

Nós passamos por essa experiência na Tailândia. Nos programamos para passar o Réveillon de 2020 em Koh Phi Phi, e tudo estava muito mais caro do que o que pagamos na mesma ilha um mês antes — sem contar a super lotação. E o mês de janeiro inteiro seguiu a mesma tendência: um voo para Chiang Mai que não passa de 200 reais em baixa temporada, custou mais que o dobro.

A não ser que você queira viajar num feriado específico ou não possa tirar as férias em outra época, vale a pena se programar para outros períodos. O único feriado que costuma ter preços mais em conta (#ficadica) é 25 de dezembro, já que poucas pessoas viajam no dia do Natal.

3. Tente comprar a passagem com antecedência

Mais uma tática que funciona MUITO. E por que isso acontece? Além da questão da demanda (muitas pessoas deixam para comprar em cima da hora), existe um limite de tarifas para cada passagem aérea. Ou seja, a partir do momento que um “lote” é vendido, o preço sobe. 

Apesar de também não existir uma fórmula mágica, — e a data de compra ideal variar de acordo com o destino —, o ideal é se programar com 90 dias de antecedência para voos nacionais, e o dobro disso para trechos internacionais. Caso não consiga se planejar tanto tempo antes assim, também dá para encontrar boas tarifas em até 60 dias. Só evite MESMO comprar com menos de um mês, o preço com certeza estará nas alturas!

Ah, vale lembrar que, se você planeja viajar em alta temporada ou feriados, a passagem estará mais cara, independentemente da antecedência.

4. Use comparador de preços

Os sites que comparam preços são excelentes aliados para quem quem quer comprar passagens aéreas baratas, Basta inserir, na ferramenta, o destino e a data para ter acesso a uma lista com todas as companhias aéreas e preços. O nosso queridinho, como já citamos neste texto (e no post que falamos sobre como viajar por conta), é o Skyscanner

Além de buscar a melhor tarifa no mês que deseja viajar, dá para filtrar destinos com as passagens mais em conta. Para isso, basta inserir o local de saída (Rio de Janeiro, por exemplo), e digitar “qualquer lugar” no campo “para” — se ainda não tiver nenhuma data estabelecida, selecione o mês desejado. Em seguida, o site vai separar as cidades e países com as melhores tarifas saindo do aeroporto que escolheu. É muito, muito útil! Principalmente para quem não tem um destino em mente!

Outra tática que a gente costuma usar é, assim que fazemos a pesquisa, acessamos diretamente o site da companhia aérea para confirmar se os preços batem — pode acontecer de haver diferenças entre os dois. Ah, e fique de olho num detalhe: geralmente, a tarifa que aparece na hora da pesquisa não inclui as taxas extras. 

5. Cadastre alertas de preços

Essa, com certeza, é a função que a gente mais usa, mas só funciona para quem já sabe o destino e a data da viagem. 

Vamos supor que você planeje ir para Buenos Aires, no dia 13 de agosto de 2020, mas ainda prefere acompanhar as tarifas nos próximos dias. Ao fazer a busca no site do Skyscanner, aparece o botão “receba alertas de preço” do lado esquerdo.

Ao se cadastrar você receberá, diariamente, um e-mail informando se houve alterações nos preço. Assim, você consegue ficar de olho se ainda dá para esperar um pouco ou se já está na hora de comprar a passagem aérea mais barata. Facilita muito a vida!

6. Participe de programas de milhas

Aqui está uma tática super fácil de conseguir desconto e até passagens inteiras sem nem precisar assinar planos de milhas. Além dos pontos do cartão de crédito (a gente concentra tudo nele justamente por isso), existem algumas formas de acumular pontos — e que muita gente não sabe.

Usar o Uber é uma delas. Não, você não leu errado! Todas as corridas feitas com o aplicativo podem virar milhas pelo programa da Smiles, e você não precisa pagar nada a mais por isso. Basta se cadastrar no site da empresa e comprar um voucher com o valor que precisar. A cada real gasto, você recebe 2 milhas. Pode parecer pouco, falando assim, mas se você for usuário fiel do Uber, imagine a quantidade de pontos acumulados em um semestre? 

Outra forma de acumular milhas é fazendo compras em lojas parceiras de programas de pontos, como a Livelo e a Multiplus. Várias empresas famosas são filiadas a elas (Magazine Luiza, Americanas, Dafiti e Netshoes, entre outras), então vale super a pena ficar de olho sempre que for comprar algo on-line.

7. Siga perfis no Instagram

Essa dica ficou para o fim, mas é tão importante quanto as anteriores: seguir perfis que monitoram voos promocionais é uma excelente maneira de poupar o seu bolso. Como essas contas nasceram justamente para isso, é muito fácil saber em tempo real os preços mais imperdíveis. 

Claro que é preciso ser rápido, já que, muitas vezes, são ofertas relâmpago, mas costuma aparecer MUITA coisa boa (aqui entra, inclusive, a questão da flexibilidade que falamos no começo do texto). Esses são os perfis de passagens aéreas que acompanhamos no Instagram: @passagensimperdiveis e @passagensaereas.

No geral, são esses os truques que usamos para conseguir as melhores tarifas na hora de viajar. Como dissemos, tudo varia de acordo com o destino e a época, mas normalmente conseguimos boas opções. Se você tiver outras dicas de como comprar passagens aéreas baratas, compartilha aqui embaixo com a gente 🙂

You may also like

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *