Viajar por conta pode ser mais fácil do que imagina

Desde a nossa primeira viagem juntos — e mesmo antes de nos conhecermos —, viajar por conta sempre fez parte da nossa vida. A ideia de fechar um pacote em agências nunca nos agradou, justamente pela falta de liberdade que teríamos em todo o percurso. O melhor é que, hoje, fazer o próprio roteiro ficou muito mais fácil com tanta informação na internet.

Claro que depende muito do seu perfil de viajante, do tempo disponível, da sua organização e do destino que deseja visitar. E tem mais alguns detalhes que você tem que ter em mente antes de planejar a sua viagem por conta própria — e nós vamos dividi-los agora!

Vantagens e desvantagens de viajar por conta

Nós somos adeptos da viagem por conta própria desde sempre e não trocaríamos por nada. Mas, como tudo na vida, esse “estilo de vida” tem seus prós e contras, assim como viajar com pacotes de agências.

A desvantagem de viajar por conta é que dá um certo trabalho cuidar de todo o roteiro. Afinal, é preciso bastante dedicação, pesquisas e organização para ficar do jeitinho que você quer. Em contrapartida, nem sempre é possível parcelar toda a viagem, geralmente só a passagem aérea — diferente dos pacotes de viagem. 

Mas, para nós, mesmo que dê um pouco de trabalho, não tem coisa melhor do que fazer a viagem do nosso jeito, com a nossa cara, sem depender de roteiros engessados e horários pré-estabelecidos. E você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças!

Afinal, como viajar por conta?

Basicamente, são cinco passos que você deve seguir:

Primeiro passo: definir o destino

Essa é a única etapa que acaba sendo a mesma para quem vai viajar por conta própria ou pacote (a não ser que a pessoa opte por uma consultoria na agência de viagens). Por mais que pareça fácil, existem alguns pontos que você deve levar em consideração antes de definir o destino das férias.

viajar-por-conta-japao-1024x1024
A primeira viagem do Divagando foi para o Japão 

É nesse momento que você deve ter em mente qual tipo de viagem pretende fazer. Campo, praia ou cidade? Quer tirar as roupas de banho do armário ou prefere usar o casaco que há tempos aguarda um frio mais rigoroso? Pretende viajar com a família, curtir um clima mais romântico ou quer encontrar lugares para viajar sozinho

Além disso, vale analisar algumas questões:

  • tempo de viagem (talvez não compense se deslocar até a Indonésia, por exemplo, para curtir apenas uma semana de calor);
  • orçamento (países como Inglaterra e Singapura tendem a ser caros, fora que voos longos costumam ter tarifas mais salgadas);
  • visto e vacinas (alguns países permitem que você tire o visto no próprio aeroporto. Outros, não, e dependendo da vacina é preciso tomar mais de uma dose).

Por último, mas não menos importante, pesquise qual a melhor época para visitar o destino. Quer esquiar no Chile? Então, não planeje as férias de janeiro para isso. Se quiser fugir de fenômenos climáticos, como as monções asiáticas, evite viajar para a Tailândia entre junho e setembro. Dessa forma, você consegue criar o roteiro ideal para as suas férias!

Definiu o destino? Então, você já tem um belo caminho andado!

Como comprar passagens aéreas

Quem mais tem a sensação que somente após comprar a passagem é que a viagem está, de fato, confirmada? E se prepare para a notícia boa: com tantas ferramentas disponíveis na internet, comprar as passagens por conta é superfácil.

viajar-por-conta-passagem-aerea
Passagem aérea de Seoul para Beijing 

Enquanto há quem prefira acessar diretamente o site da companhia aérea, existe outra maneira mais fácil e econômica para comprar o seu bilhete: o uso de plataformas que comparam os preços das passagens (a gente usa e dá supercerto).

Mas, calma, ainda tem a melhor parte: além do comparativo dos preços, a maioria desses sites envia alertas para o seu e-mail sempre que as tarifas sofrerem alterações (seja para mais ou para menos). 

Funciona assim: você digita o destino e o dia que deseja viajar (como se estivesse fazendo uma busca no site da Latam, por exemplo), e a ferramenta filtra as tarifas de todas as companhias aéreas. Ou seja, você tem acesso, em um único lugar, às melhores oportunidades.

Esses são alguns dos sites mais conhecidos que prestam esse tipo de serviço:

Todos funcionam de maneira bem parecida, mas alguns são mais intuitivos e fáceis de navegar. O Skyscanner, por exemplo, é o site que sempre usamos para pesquisar e comparar as passagens. Além de ser muito boa, a ferramenta ainda tem aplicativo para IOS e Android, o que facilita demais no dia a dia. Clique aqui para fazer um comparativo pelo site!

Dica extra: para quem tem datas mais flexíveis, vale a pena seguir perfis de passagens aéreas no Instagram, como o Passagens Imperdíveis, que posta diariamente promoções ao redor do mundo.

Encontrar a hospedagem ideal

Passagem comprada? Então, o próximo passo é um dos que a gente mais gosta: hospedagem. Nunca reservou por conta própria? Você vai ver como é fácil e prático. A diferença, aqui, é que você terá liberdade para escolher exatamente o que deseja, ao contrário das agências, que costumam apresentar uma lista de hotéis conveniados com o local.

viajar-por-conta-kuala-lumpur-936x1024
Nosso apartamento em Kuala Lumpur, na Malásia

O legal é que também existem várias ferramentas de hospedagens bem fáceis de usar, como o Booking, Trivago e Agoda. Neles, você consegue reservar diferentes tipos de acomodações, como hotel, resort, hostel e até apartamento. Na maioria, é possível filtrar pelas comodidades que você deseja, como piscina, varanda no quarto, traslado do aeroporto, café da manhã, etc.

Antes de fazer a sua reserva, recomendamos ficar de olho nesses pontos:

  • localização: se fica próximo de pontos turísticos, restaurantes, lojas de conveniência, farmácias etc.;
  • acesso: a facilidade de acesso a transportes públicos, como ponto de ônibus e metrô, e também a distância até o aeroporto ou rodoviária, por exemplo;
  • facilidades: tudo o que é oferecido pelo local e também o que você faz questão, como café da manhã, piscina, estacionamento ou internet;
  • classificação do local: os comentários dos viajantes e a nota do local costumam dizer muito sobre o hotel. Inclusive, por meio dessas avaliações você já consegue ter uma ideia de tudo o que falamos nos tópicos anteriores. Geralmente, as pessoas comentam sobre a localização, acesso e facilidades do local. Dica: nós sempre consideramos aqueles com nota superior a 7. 

E qual site vocês costumam usar? O Booking! O site e o app são super fáceis de navegar. E eles têm um programa de fidelidade, o Genius, em que você ganha recompensas após concluir as hospedagens. Por exemplo: café da manhã, descontos especiais, etc.

Outros detalhes

Com a parte mais “urgente” resolvida, a outra etapa costuma envolver as praticidades da viagem. E, fica tranquilo, não é nada complicado, olha só:

  • aluguel de carro: se você pretende dirigir na viagem, antes de mais nada, verifique se o destino exige a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Você pode reservar o automóvel pela internet (o Skyscanner e o Booking, por exemplo, prestam esse serviço) ou chegando no local, no próprio aeroporto ou em alguma locadora da cidade;
  • passeios turísticos: tenha em mente que algumas atrações exigem reservas com certa antecedência, então sempre dê uma olhada na internet antes. Geralmente, é possível fazer a compra on-line, mas se você preferir pessoalmente, a maioria dos hotéis oferece essa facilidade. Fora que muitos destinos têm diversas agências espalhadas pelas cidades para que os turistas façam esse tipo de reserva;
  • deslocamento interno: o deslocamento entre as cidades é outro ponto que você deve dar atenção na hora de viajar por conta. Seja ônibus, trem ou avião, pesquise quais são as melhores opções para viajar de um lugar para o outro. A maioria oferece compra on-line, mas, dependendo do destino, o idioma pode ser um obstáculo, principalmente para ônibus e trem local. Nesses casos, vale pedir uma ajuda na recepção do hotel (com a gente costuma dar certo). Os sites de passagens aéreas, no entanto, costumam ter versão em inglês. Dica: o Skyscanner também funciona muito bem para comprar essas passagens internas!
viajar-por-conta-estacao-ayutthaya-1024x768
Estação de trem de Ayutthaya, Tailândia

Dica final: se organize!

Organização é a palavra-chave para quem quer fazer uma viagem por conta própria, já que você será responsável por todo o  planejamento, desde a pesquisa do destino até a hospedagem. Nossa dica é criar uma planilha com todas as informações. Não precisa ser nada profissional, não, algo simples mesmo para que você tenha acesso a qualquer momento.

Coloque as datas de chegada e saída dos destinos, os endereços e horários de check-in e check-out dos hotéis e outros detalhes relevantes. Nós usamos em todas as viagens e ajuda muito! Ah, crie uma planilha que você possa acessar pelo celular mesmo, como o Excel do Google Drive.

Se quiser usar a nossa como modelo, é só clicar na imagem abaixo. Ela é bem fácil de usar! E você também pode adaptá-la conforme suas necessidades. Para salvar e editar, basta fazer uma cópia clicando em “Arquivo > Fazer uma cópia”.

planilha-como-viajar-por-conta-1-1024x443

E se ainda tiver alguma dúvida sobre como viajar por conta, escreva pra gente nos comentários!

You may also like

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *