Se você também faz parte do time que preza por praticidade enquanto viaja, saber como comprar o mochilão ideal fará toda a diferença na hora de se locomover mundo afora. Nós somos adeptos da mochila desde sempre, principalmente pela facilidade em caminhar, pegar transporte, subir e descer de barco (alô Tailândia), e por aí vai.
E como existem vários tipos de mochila no mercado, cada um voltado para uma necessidade, não basta apenas acessar o site da Decathlon, escolher o modelo mais bonito e efetuar a compra. Para te ajudar a analisar esses aspectos, separamos algumas dicas essenciais para que você invista no melhor produto possível!
O que você precisa analisar antes de comprar um mochilão
Escolher um mochilão de viagem não significa só decidir o tamanho e a cor favorita, não! Você precisa entender um pouco sobre como funciona cada parte do seu futuro companheiro de férias. E isso significa saber quais tipos de mochila existem, suas litragens, qualidade, ajustes, preços… Parece complexo, né? Mas não é, olha só!
Tipos de mochila para viajar
Como falamos no comecinho, existem mochilas dos mais variados tipos e funcionalidades, e isso é super legal porque dá para atender todo tipo de viajante. Mas como o foco deste post é “aquele” mochilão de viagem, o que vai substituir a tradicional mala de rodinhas, bora falar melhor sobre o assunto!
Mochilão
Também conhecido como mochila cargueira, esse tipo foi criado especialmente para pessoas que fazem trekking, já que é necessário um produto que se ajuste e distribua perfeitamente o peso nas costas durante os percursos a pé. E com toda essa facilidade, não demorou muito para o mochilão também cair nas graças dos viajantes.
A praticidade é um requisito obrigatório no mochilão, por isso costuma ter várias repartições e bolsos para facilitar ainda mais a vida do viajante. E não importa se a viagem é de curta ou longa duração, a mochila cargueira é perfeita para qualquer tipo de viagem, seja férias ou ano sabático.
O que mais difere uma mochila de outra é o tamanho, que é medido em litros. Ou seja, qual o volume máximo de coisas que ela suporta. A cargueira, por exemplo, costuma ter a partir de 50 litros. Olha só algumas opções que recomendamos para você:
Mochilinha
Já as menores são carinhosamente chamadas de mochilas de ataque. E elas nada mais são do que aquelas mochilinhas que usamos no dia a dia da viagem, sabe? Para passeios curtos, trilhas etc. Além disso, é nela que você irá colocar itens mais frágeis na hora de se locomover, como notebook e câmera. Esse tipo de mochila costuma ter entre 10 e 40 litros, e não precisa ser despachado.
Um ponto legal é que muitos mochilões são vendidos com a mochila de ataque, como se fosse um conjunto, acoplada uma na outra. Cada um de nós leva um mochilão + uma mochila de ataque (falarei melhor sobre isso mais pra frente). Algumas opções que curtimos muito:
Como escolher o tamanho ideal ao comprar o mochilão
Tá aí uma das principais perguntas que mais recebemos: qual tamanho de mochila a gente recomenda. Mas nunca temos uma resposta certa porque essa é uma questão muito pessoal, já que varia do peso e da altura de cada um e também das necessidades.
Mas sempre frisamos que, antes de comprar um mochilão, tenha em mente a recomendação de que a carga não seja maior do que ⅓ do seu peso (do viajante, no caso). Ou seja, de nada adianta ter uma mochila enorme e lotada de coisas, se você não vai conseguir carregar. E o pior: com chances de te dar problemas nas costas!
E quando falamos sobre necessidades, se você for fazer um trekking, por exemplo, possivelmente terá que comprar um mochilão maior, por causa dos equipamentos. Aqueles de 70 a 80 litros podem ser ideais para você nesse caso. Caso contrário, as menores te atenderão perfeitamente!
Outro ponto que costumamos ressaltar é que não importa se sua viagem é de férias ou de longa duração, sua mochila pode – e deve – ser a mesma. Pode parecer impossível, principalmente para as mulheres 😅, mas é super possível montar uma mala prática e que te atenda perfeitamente na viagem. Falamos melhor sobre isso num post que te ajuda a montar a mochila.
Você vai agradecer muito por não ter comprado um mochilão enorme 🙂
Detalhes que merecem sua atenção
Após definir o tamanho do mochilão, você deve se atentar a alguns detalhes mais específicos do produto, e isso pode variar de marca para marca – enquanto a Nautika tem a tecnologia X, a Deuter tem a Y, e assim por diante. Alguns deles podem fazer bastante diferença no dia a dia, por isso é sempre bom pesquisar diferentes modelos.
Uma dica na hora de comprar mochilão é que, se você encontrar um modelo legal e com preço bom na internet, tente ir até uma loja física antes de comprar. Nós, por exemplo, encontramos uma promoção que valia muito a pena, mas antes fomos até a Decathlon, experimentamos alguns modelos, e só depois fizemos a compra. Assim, você consegue ter ideia de como é a ergonomia do mochilão, se é confortável etc.
Alguns dos principais pontos que você deve reparar:
Regulagens
Detalhes como alças, apoio no ombro, parte de trás do mochilão (que fica em contato com as suas costas, sabe?) e se o peitoral se ajusta bem ao seu corpo são importantes. Também aproveite para dar uma volta pela loja para reparar se a mochila tem boa estabilidade.
Barrigueira
É ela que vai equilibrar todo o seu corpo e a mochila, garantindo que o peso não sobrecarregue suas costas (a barrigueira fica na parte de baixo do mochilão, e meio que “abraça” o seu quadril com a alça).
Capa de chuva
Mais que indispensável! Além de proteger da chuva, você pode usá-la quando for despachar o mochilão, afinal, nem sempre são cuidadosos com malas no aeroporto. Se, ao comprar o mochilão, o modelo não inclua a capa de chuva, não se preocupe, é super fácil comprar avulsa, em lojas como a Decathlon mesmo. Olha só como a mochila fica protegida:
Compartimentos
Nem precisa falar muito, né? Os compartimentos são ótimos aliados na hora de distribuir seus itens na mochila e deixar tudo organizadinho e de fácil acesso no dia a dia. Bolsinhos laterais são vida! Só tome cuidado para não se empolgar tanto, encher todo cantinho de coisa e deixar a mala toda deformada e sem equilíbrio 😅
Zíper frontal
Aqui é uma dica pessoal e que funciona muito com a gente. O zíper frontal facilita a vida na hora de procurar as peças dentro do mochilão. Muitos mochilões têm apenas uma abertura superior, como se fosse um “saco”, e isso dificulta principalmente quando você precisa pegar algo que está no fundo da mala.
Marcas que valem a pena investir
Se você fizer uma busca rápida no Google, vai encontrar uma infinidade de mochilões para todos os gostos e bolsos. Só que o principal, aqui, é prezar sempre pela qualidade. Mesmo que o valor seja um pouco além do que você pretende gastar, investir em uma mochila que terá boa durabilidade e conforto é essencial.
Sabe o ditado de que o barato sai caro? Pois bem! Na hora de comprar o mochilão, encare como um investimento mesmo, já que você poderá usá-lo em diversas viagens, durante belos anos. Por isso, recomendamos pesquisar por marcas que já têm o nome consolidado no mercado, como a Náutika, Trilhas e Rumos, North Face, Deuter e Quechua.
Ao pesquisar nos sites, você poderá filtrar os produtos de acordo com as suas necessidades. Têm mala para caminhadas curtas, para trekking, para passeios e até modelos desenvolvidos para a anatomia feminina. Vale a pena dar uma boa pesquisada antes!
Nossa experiência
Nós dois viajamos com 2 mochilas cada. A Ju tem um mochilão da Forclaz de 70 litros, com vários bolsinhos laterais e internos, capa de chuva e um super zíper frontal, que dá uma volta em praticamente toda a mochila (esse foi o ponto principal na escolha do modelo). Ela é grandinha e muito bem distribuída internamente. Cabe facilmente sacos organizadores, necessáire, pares de sapatos… Além disso, a Ju também tem uma mochila menor, que carrega o notebook e outras coisas menores.
Já o Ric usa um mochilão da Nautika de 60 litros. Não tem zíper frontal como a da Ju, mas como é uma mochila menor, não atrapalha tanto para pegar as coisas no fundo. Tem alguns bolsinhos laterais também, e atende bem ao que o Ric precisa. Ele também usa uma mochila menor, para facilitar no dia a dia e carregar coisas mais frágeis e urgentes.
Se trocaríamos o mochilão pela mala de rodinhas? Jamais! Gostamos muito da praticidade que temos principalmente nos deslocamentos entre cidades e países. Se você tiver mais alguma dúvida sobre como comprar mochilão ou puder compartilhar alguma outra dica, manda aí embaixo pra gente!